domingo, 30 de março de 2014

FJU realiza primeira “Praia limpa” de 2014 em Salvador

Conheça a importância desse trabalho na capital baiana, que recebe milhares de turistas o ano todo







Salvador é mundialmente conhecida pela sua imensa faixa litorânea, com belíssimas praias que atraem, todos os anos, milhares de turistas. Em épocas de calor, o número de frequentadores é ainda maior, e, consequentemente, a quantidade de lixo deixado na areia, também.
Por essa razão, o projeto Consciência Jovem, do Força Jovem Universal (FJU), realiza ações de conscientização e alerta à beira mar, chamadas “Praia limpa”. Voluntários saem pelas praias recolhendo a sujeira e entregando sacolas aos banhistas, como forma de incentivo para que recolham o lixo que produzem durante a permanência na praia e dispensem em lugar adequado.
O local escolhido para receber a primeira edição de 2014 do “Praia Limpa” foi o Porto da Barra, que nesta época do ano fica diariamente lotado.
A coordenadora do Consciência Jovem de Salvador, Lissandra Carmo, destacou que “se cada um fizer a sua parte, o meio ambiente será preservado e a qualidade de vida certamente será melhor”.
A praia do Porto da Barra foi considerada pelo jornal britânico The Guardian uma das mais belas praias do mundo, mas também figura na lista das 34 mais poluídas da capital baiana, segundo relatório do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema).
Iniciativa aprovada
A proposta foi bem recebida. Várias pessoas elogiavam e estimulavam a iniciativa, a exemplo da comerciante gaúcha Zenaide Ribeiro, de 60 anos, que atualmente mora na Chapada Diamantina, no interior da Bahia: “Estou muito feliz por essa ação, porque, infelizmente, um dos pontos negativos das praias de Salvador é a quantidade de lixo. As pessoas consomem alimentos e jogam em qualquer lugar. Fiquei encantada com esse trabalho, até porque não custa nada trazermos nossa sacolinha e recolhermos nosso próprio lixo. Espero que, por meio de iniciativas como essa, as pessoas possam se conscientizar.”






Para a estudante Amanda Cordeiro, de 19 anos, integrante do FJU, uma ação como essa não traz benefícios somente para os banhistas, mas retorno pessoal para cada voluntário. “Integrar o grupo e participar de ações como essa tem me ajudado a enxergar as coisas de um ângulo diferente, com mais cuidado, a ser mais responsável, além de me ajudar a desenvolver a comunicação com outros jovens, deixando a timidez de lado”, destaca a jovem.
Fé, superação, consciência e atitude norteiam o FJU. Quer conhecer melhor as ações do grupo? Clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário