segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Um projeto de vida para crianças de Irecê

Na Bahia, o Projeto Nova Canaã tem levado educação de qualidade e esperança de uma vida melhor às crianças e suas famílias








Você sabe o que é ter tudo sem ter nada? A pergunta é, na verdade, a resposta para explicar como se sente a mãe de dois alunos da escola do Projeto Nova Canaã, em Irecê, Bahia.
Helena Natália Machado, de 33 anos, ouve atentamente a leitura precisa e empolgada do filho mais velho Luiz Marcos Machado Dias, de 9 (foto pág. 19), que deseja ajudar a mãe a aprender a ler e escrever.
“Se eu aprendi, eu sei que ela também pode. É legal ler”, disse Luiz, que faz questão de contar o que mais gosta de fazer na escola: “Atividades da sala, mergulhar na piscina e do judô”.
Helena também é mãe de Rafael Machado Dias, de 6 anos, e Ariel Machado Dias, de 4. A família mora em uma casa cedida pela prefeitura de Irecê. Helena, que nunca frequentou uma sala de aula, limpa quintais e terrenos para conseguir ajudar na renda da família, já que o marido Luiz de Souza Dias, de 38 anos, não tem trabalho fixo e o pouco dinheiro que consegue vem de serviços na roça e em construções.
“Eu sou muito grata ao Projeto Canaã pelo que faz aos meus filhos. Agradeço a Deus todos os dias. Os meninos comem direito, ganham uniforme, livros, material, sapatos. A gente não ia ter condição de dar isso tudo para eles. A minha preocupação deu lugar à felicidade”, declara Helena
Iniciativa eficiente







Os filhos de Helena fazem parte do grupo de 610 crianças e adolescentes beneficiados pelo Projeto Nova Canaã, iniciado há 13 anos, em Irecê, cidade do Semiárido baiano, distante mais 450 quilômetros de Salvador.
O projeto mantém uma escola em período integral que garante educação de qualidade e concede todos os recursos físicos e ideológicos para que o processo de aprendizagem seja bem-sucedido.
Assim que o sol nasce, sete ônibus novos transportam as crianças de bairros, povoados e distritos de Irecê até à escola. Assim que elas chegam vão para o banho.
Às 7 horas, os alunos, com idades entre 3 e 14 anos, tomam café e vão para sala de aula. Às 10 horas, fazem um lanche e, ao meio-dia, almoçam. Às 3 da tarde, fazem outro lanche e, às 4 horas, recebem um pacote com pães para levar para casa.
Além das atividades do currículo da escola, a programação pedagógica inclui atividades extraclasses, como natação, judô, futebol, teatro, dança, entre outras. Os alunos ainda têm acesso à brinquedoteca, à biblioteca comunitária, onde podem fazer empréstimos de livros, além uma sala de cinema e um consultório odontológico.
Resultado gratificante







Os apresentadores do programa “The Love School”, da Rede Record, Renato Cardoso e Cristiane Cardoso, também visitaram o Projeto. Eles foram acompanhados pelo bispo Honorilton Gonçalves e a esposa Rosana Oliveira Gonçalves. Para Renato, o que é feito na escola do Projeto demonstra a eficácia dos investimentos através resultado na vida de cada aluno e também pelas influências que chegam aos familiares de cada um deles.
“Os pais têm de colocar o direito dos filhos acima dos próprios. Mas, infelizmente, as adversidades fazem os adultos colocarem os próprios interesses em primeiro lugar. Aqui no Projeto, essa história muda. Quando o interesse da criança é levado em consideração os frutos aparecem”, afirmou Renato.
José da Guia, diretor do Projeto Nova Canaã, promove toda sexta-feira um encontro com as mães dos alunos. A cada semana um grupo é convidado para um café da manhã.
“Aqui nós conversamos sobre temas variados em torno da família. Também transmitimos mensagens de fé que revigoram a alma, alimentam a esperança de dias melhores e que nunca é tarde para lutar pelo que se deseja”, disse diretor.
As famílias também recebem visitas de uma assistente social que faz o acompanhamento das crianças e do ambiente onde elas vivem. O objetivo, segundo o diretor é ampliar progressivamente o trabalho que é iniciado pelas professoras e profissionais dentro da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário