sexta-feira, 16 de agosto de 2013

UNIVERSAL SOCIAL:Ação contra o lixo em Fortaleza

Mais de 3 toneladas de resíduos foram recolhidas durante atividade do FJU

























O grupo Força Jovem Universal (FJU) está sempre à procura de formas diferentes de ganhar almas. Utiliza o esporte, o teatro, a música e trabalhos sociais para mostrar a todos como a juventude pode ser útil a Deus e realizar práticas relevantes para todos. Esse trabalho está espalhado pelo Brasil e pelos vários países onde a Universal está presente.
Recentemente, o FJU realizou uma ação social juntamente com o grupo Consciência Jovem em Fortaleza, capital do estado do Ceará. As praias da cidade litorânea são muito utilizadas por turistas e por cidadãos como área de lazer. Infelizmente, uma grande parcela da população não está devidamente consciente em relação aos resíduos que são deixados à beira mar.

Cientes do problema, mais de 300 jovens, membros do FJU, realizaram um mutirão de limpeza. Com sacos de lixo nas mãos, percorreram a orla e foram recolhendo todo tipo de material deixado pelo homem na beira do mar.
Copos plásticos, latas de alumínio, restos de alimentos e todos os tipos de resíduos deixados na praia acabam sendo levados pelas ondas e prejudicam o ecossistema marinho. Além disso, o material que fica na beira do mar também pode atingir o próprio homem e causar doenças.
Para ajudar na conscientização, o FJU realizou uma atividade percorrendo a orla da capital cearense. Com cartazes, os jovens procuraram banhistas, motoristas no trânsito e todos os que passavam nas proximidades, distribuindo sacolas e orientando sobre o destino correto do lixo.

Para uma das coordenadoras do evento, Nágela Linhares (foto acima), o objetivo foi esclarecer que todos podem, com pequenas ações, ajudar na preservação do meio ambiente: “Realizamos um trabalho de conscientização para a limpeza não só das praias, mas também pela manutenção da limpeza da cidade. Não jogar o lixo no chão, não sujar as praias e o mar já ajuda muito.”


                                                                                                                                                                                                                                                                                                Quem aproveitava momentos de lazer apoiou o trabalho realizado pelo grupo. Para Lucilane Ribeiro (foto abaixo), que passeava pelo local, o projeto tem muita importância. “Se todo mundo tivesse consciência em preservar o meio ambiente, cuidar e limpar, com certeza haveria menos poluição e menos doenças. Nós teríamos uma cidade e um País mais limpos.”

Para se ter uma ideia, estima-se que 3 toneladas de lixo tenham sido recolhidas no calçadão e na beira do mar de Fortaleza durante a ação. Segundo os organizadores do evento, como essa atividade do FJU é recorrente, a ideia é que a conscientização da população aumente e nas próximas ações a quantidade de lixo recolhida diminua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário