Recentemente o México sofreu uma série de desastres naturais (como o furacão Ingrid e a tempestade tropical Manuel), que deixaram centenas de mortos e milhares de desabrigados. Mais de 200 mil pessoas perderam seus bens. O estado de Guerrero foi um dos mais prejudicados, e 57 dos 82 municípios declararam situação de emergência, assim como a cidade de Acapulco, polo de turismo do país.
Universal, com todo o seu corpo de voluntários, obreiros, pastores e bispos na região, está colaborando com a reestruturação da vida dessas pessoas e levando às regiões devastas (ou afastadas e incomunicáveis por via terrestre, devido à interrupção de estradas por deslizamentos) alimentos, água, produtos de higiene e primeiros socorros, além de conforto espiritual para quem perdeu quase tudo, inclusive entes queridos.
A quantidade de água pluvial que veio com as tempestades, em setembro, e que atingiu diversos estados por dias, foi o correspondente a 70% do que chove durante o ano todo no México. Rios transbordaram, hectares de plantações ficaram inundados e muitas comunidades perderam suas casas, instituições de ensino e saúde e locais de trabalho.
Os serviços de energia e água também foram paralisados.
Imediatamente após a tragédia, a Universal se mobilizou para levar toneladas de mantimentos aonde ninguém conseguia chegar.
O Centro de Ajuda da Universal organizou o “Plano de Contingência em Caso de Desastres Naturais”, para arrecadar alimentos, água, leite e artigos de necessidade básica, além de medicamentos, para os afetados pela tragédia, sob a liderança do bispo Paulo Roberto Guimarães, responsável pelo trabalho evangelístico da Universal no México.
A ação social do grupo não
apenas levou doações emergenciais para a população atingida como continua visitando as comunidades e vem contribuindo para reestruturar e reestabelecer as famílias atingidas, levando esperança e motivação para recomeçar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário