domingo, 13 de julho de 2014

Jovens são “adotados” pela Universal de Botsuana

Cuidar, educar e orientar: missões dos voluntários na África








Mais de 4 mil jovens estiveram presentes à reunião “Back to School” (De volta à escola), em Gaborone, capital de Botsuana. O evento da Universal foi direcionado aos jovens e teve a missão de lembrá-los a importância do estudo. Esse já seria um marco na história do país, caso não fosse o cume de uma ação muito mais complexa e valiosa: a reeducação de Botsuana.
O país africano é um dos menos habitados do mundo, com apenas 2 milhões de pessoas, mas, ainda assim, passou grande parte da história como um dos mais pobres da Terra. Ex-colônia inglesa, Botsuana ainda carrega cicatrizes difíceis de serem curadas, como o grande número de pessoas abaixo da linha da pobreza (30% da população) e a contaminação pelo vírus HIV, que hoje atinge 25% dos botsuanos. Por isso, é importante educar bem os jovens.
Para o responsável pela Universal no país, pastor Alaor Passos, essa é a melhor forma de livrar grande parte da população que sofre com drogas e com a depressão. “Os estudos vão dar o conhecimento e Deus a sabedoria. É com ela que as pessoas irão tomar boas decisões na vida”, destaca o pastor.
Pensando nisso, a Universal criou o maior programa educacional voluntário do país: o “Adopte a School”. Por meio dessa iniciativa é oferecido apoio que não se restringe ao campo espiritual. Além dele, o grupo Força Jovem do país oferta suporte a cerca de 5 mil alunos de quatro colégios. Eles recebem material escolar, uniforme e até sapatos. Também ministra palestras motivacionais e antidrogas. E professores membros da Universal dão reforço escolar a mais de cem alunos.






Esse trabalho é tão valorizado que o prefeito da capital, Haskins Nkaigwa, visitou o templo para agradecer. “A participação da Universal nas obras sociais tem sido de grande importância, um exemplo a ser seguido”.
O jovem Ratanang Masebu concorda. “Minha vida foi transformada na Universal”, diz. Violento desde quando era criança, Ratanang costumava furar os colegas de escola com canetas e, posteriormente, facas, inclusive machucava os professores. A situação era tão grave que ele foi até expulso da escola e de casa. “Tornei-me o líder de uma gangue, comecei a usar e traficar maconha, cheguei a esfaquear 87 pessoas e a ser preso mais de 20 vezes. Passei a dormir em prédios abandonados porque minha família tinha medo de mim”, lembra.
Após ser orientado pelos integrantes do projeto, seu comportamento mudou. “Há dois anos estou livre do vício. Tenho meu próprio negócio e não sou mais violento. Pedi perdão a todos que machuquei um dia, incluindo a minha família”.
Considerado jovem, o país foi literalmente adotado pela Universal, que há 15 anos mantém 14 templos e uma catedral no país e trabalha em diferentes áreas críticas, como pobreza, saúde, exploração sexual, suicídio e educação.





























Dia de festa, aniversário da Fundação CASA Itaquaquecetuba casa dois e Sra. Wanda (Diretora da Unidade) relatou sua felicidade do trabalho dos Voluntários da Igreja Universal com os internos.A Coordenadora Pedagógica Juraci, o Professor Sidney e a Agente Educacional Katiane mostrou com satisfação o que a unidade oferece para os internos ajudando a formação desses jovens. Exemplo sala de computação, sala de exposição de tarefas manuais, sempre seguindo a Missão, Valores e Visão consensados pelos responsáveis da Unidade CASA.Sendo: Missão: Executar a medida socioeducativa de forma humana e respeitosa; Valores: Solidariedade, justiça, ética, protagonismo e paz; Visão...: A unidade pretende que a educação em suas diversas formas, seja o eixo norteador desses jovens. Tudo isto feito com muita seriedade, comprometimento e carinho pois o futuro destes jovens são de prioridade para a Fundação.



















































Não poderia faltar nesta festa os familiares dos internos que receberam os serviços de cabeleireiros (voluntários da IURD), a apresentação musical da cantora Joyce, algodão doce, salgados, lanches, refrigerantes e bolo.Pr. Geraldo Vilhena fez uma oração especial pelos familiares e internos levando uma palavra de esperança e solidariedade.Descobrimos que os salgadinhos foram feitos pelos internos (Que Maravilha!) mais uma oportunidade de trabalho que a fundação proporciona. Todos os funcionários, familiares e internos ficaram felizes e satisfeitos, agradecendo aos voluntários da IURD.Parabéns CASA Itaquaquecetuba, por mais um ano de funcionamento e que esta parceria IURD e FUNDAÇÃO tenha como resultado Jovens Alegres e reintegrados a sociedade.











































Nenhum comentário:

Postar um comentário