terça-feira, 5 de novembro de 2013

UNIVERSAL SOCIAL (Auxílio a quem sofre com a seca no sertão pernambucano)

Consciência Jovem leva o alimento material e o espiritual a comunidades


Voluntários do projeto Consciência Jovem, do Força Jovem Universal (FJU), saíram de Recife e percorreram 620 quilômetros, em 9 horas de viagem, rumo às comunidades do sertão do município de Exu, extremo oeste do estado de Pernambuco. A história do nome do município originou-se, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou de uma corruptela de Ançu (tribo indígena que habitava a região), ou da abelha enxu (inxu), muito comum na região noo século 18.
O grupo de jovens foi ajudar as famílias que estão sofrendo com a grave seca que assola a região. Elas enfrentam grandes dificuldades na pecuária e na agricultura, devido à falta de chuva e de recursos que garantam o abastecimento de água. Pais e filhos sobrevivem com um salário modesto que provém do trabalho como vaqueiros, que é o condutor do gado bovino.

Já há escassez de alimentos e muitos animais estão passando fome. A população está comprando arroz e feijão, pois há também perdas na plantação. Por isso, os voluntários realizaram distribuição de água e doação de alimentos, além de levar a Palavra de Deus para os moradores das comunidades, já que só o alimento físico não é o suficiente para uma mudança de vida.
“Esse trabalho social é como uma lição de motivação, força e determinação. Aqui temos pessoas que enfrentam dificuldades devido à seca e a elas faltam muitas coisas, menos coragem para mudar a situação. São pessoas que podem estar esquecidas por outras, mas Deus está olhando para elas. Saio daqui muito feliz também por conseguir trazer para essas famílias os dois alimentos, o espiritual e o material”, disse o pastor Kléber de Souza, responsável pelo trabalho do FJU em Pernambuco.

FJU alerta jovens do sertão sobre as drogas
No mesmo dia, os jovens do sertão pernambucano se reuniram e realizaram uma grande mobilização na cidade, chamada “Exu, te quero sem drogas” com palestras e apresentações musicais e de teatro. O objetivo foi mostrar que o vício afasta as pessoas de Deus, machuca e separa pessoas que se amam, além de gerar a violência e levar a pessoa à morte.
“O evento é muito importante para os jovens, porque a nossa cidade está sofrendo com o problema das drogas. Queremos abrir a mente deles para que se conscientizem de que podemos ser felizes e ter atitudes e não nos tornarmos dependentes químicos. Acima de tudo, nós temos um Deus que pode mudar a nossa vida”, contou Bárbara Tavares, líder do FJU de Exu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário